– Projeto de pesquisa
Análise das inserções de história da matemática nos livros didáticos aprovados pelo PNLD
A integração entre a história da matemática e o ensino de matemática tem sido amplamente debatida nas últimas décadas. É bastante comum se deparar com informações históricas nos livros didáticos de matemática. Através dessas informações, que denominamos como inserções históricas, os estudantes costumam ter o primeiro contato com a história da matemática. Além disso, sabemos que os livros didáticos são referências importantes para que os professores planejem suas aulas. Mas, será que essas informações são relevantes para o aprendizado? Que imagem da matemática elas fomentam? Propomos esta pesquisa a fim de investigar que história da matemática estudantes e professores da educação básica têm tido acesso.
Publicações
- History of mathematics in Brazilian secondary school textbooks | 9th-ESU 2023 | artigo completo
- História da matemática nos livros didáticos: uma análise de coleções do PNLD 2018 e 2020 | XV SNHM 2023| artigo completo
- Alguns Aspectos da História da Matemática em Três Coleções do PNLD 2020 | 18º SNHCT 2022 | artigo completo
- Narrativas e Usos de História da Matemática nos Livros Didáticos do PNLD 2018 | 18º SNHCT 2022 | artigo completo
- História da Matemática em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental | Revista Hipátia 2021 | artigo completo
- História da Matemática nas Coleções do PNLD 2018: um estudo preliminar | Revista Hipátia | artigo completo
- Inserções de história em livros didáticos de matemática instrumento de coleta | 17º SNHCT 2020 | artigo completo
– Projeto de extensão
Que história é essa? Caminhos para uma integração entre matemática, história e educação
O uso da história no ensino de matemática vai além de considerá-la um simples recurso didático para sala de aula. A integração entre matemática, história e educação faz com que não somente o conhecimento matemático seja ressignificado, como também as nossas concepções sobre história e sobre educação. A partir dessas considerações, o CHEMat se propõe a construir novas práticas didáticas por meio de pesquisas realizadas com professores de matemática da educação básica e licenciandos. Este projeto busca construir novos caminhos para a matemática escolar, diversificando as práticas pedagógicas dos professores e desenvolvendo novas perspectivas aos estudantes. Esperamos, assim, problematizar a universalidade da matemática e desconstruir a ideia de que a matemática é produzida por gênios isolados.
Oficinas
- Três Teoremas de Pitágoras [publicação em breve]